Subscribe Now
Trending News

Arabutã

Apresentação

O município de Arabutã tem uma população de 4.281 (fonte: IBGE/Censo/2017) destes, 31,17% residem na área urbana e 68,83% residem no meio rural o que atribui ao município características essencialmente rurais, o município é constituído por 24 comunidades/linhas rurais, também conta com 1 distrito e 3 loteamentos. Possui uma área de 132,7 Km².

Sua etnia formadora é a Alemã. Com raízes germânicas presentes na arquitetura, nas danças folclóricas, na música, na culinária típica, nas festas e nos costumes.
Em recente pesquisa aplicada, constatou-se que 61,92% da população ainda falam a língua alemã na sua maioria no dialeto Hunrückisch.
A cuca de Arabutã é o destaque gastronômico, sempre presente nos cardápios das festas e nas casas de seus munícipes, e por isso o município recebeu o título da Capital Catarinense da Cuca em 12/12/2010, conforme Lei Municipal Nº 604 de 19 de outubro de 2010..
Também se destacam na culinária local a tripa grossa, o salame cozido na água, Eisbein (joelho de porco) e o chucrute que é uma conserva de repolho fermentado (Sauerkraut) que pertencem juntamente com a cuca à culinária alemã, presente nas festas típicas da cidade. Uma vez ao ano acontece o festival da sopa, onde são servidos mais de 28 tipos de sopa.
No aniversário do município, comemorado no dia 31/03, acontece o tradicional corte da cuca e da tripa grossa que são servidos no tamanho da idade do município.
A tradição do município com a música é muito grande e vem de muitos anos. O município possui 5 bandas, 6 corais e 5 grupos religiosos de louvor;
Na dança o município possui atualmente 4 grupos de Danças sendo 3 Germânicos:
Ainda pouco exploradas devido à dificuldade de acesso, na região também há cachoeiras e cavernas.

Dados do Município

Região Turística:Grande Oeste
Área:133.295 km (fonte IBGE/2016 )
População:4.267 habitantes (fonte IBGE/2019 )
Latitude:27°09�
Longitude:52°08�
Altitude: 408 m
Cidades próximas:Itá, Seara, Ipumirim, Concórdia.

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

IDMS de Gravatal

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Gravatal.

Saiba Mais

Localização